Lainara Lopes

" Até hoje , ela volta a ler as páginas preferidas
do diário que escrevera a mão...
E sorri..."

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Poesia Cura...


Acho graça a este titulo, a esta afirmação.

Acho graça. Irónicamente acho graça.

E acho, porque muitos sentem que a poesia é ridícula, coisa de piegas e gente sonhadora sem realidades. Coisa de mulheres atrevidas ou tresloucadas ou de homens que se lamentam a vida inteira aos pés de uma mulher.

Também é obra de revolucionários, rebeldes e insatisfeitos.

Há quem diga que serão os poetas que mudarão o mundo.

Eu acho que os poetas mudam o Mundo.

Mas melhor que esta "tese", é uma outra cujo o autor é Jacques de Coulon, filósofo pedagogo suiço, que diz que a poesia cura.

Dedica-lhe a revista francesa "Psycologies" um extenso artigo. Estou tentada a concordar em absoluto.

A poesia cura sim. Através dela soltamos sentimentos, frustrações, desejos, falamos de coisas bonitas que só nós percebemos ou inventamos um mundo imaginário que é só nosso.

A escrita é libertadora.

A poesia é o prazer das palavras. Quem escreve não morre nem em vida, nem depois.

É um tempo e um espaço interiores vivificantes, uma catarse.

Poemar, poetar, espraiar a alma,... dizer do que nos vai por dentro, fazer revoluções e agitar opiniões, estar só e acompanhado ao mesmo tempo... ser inteiro, mais além....ser só e ser acompanhado, ser silêncio e ser grito, ser revolta e serenidade, ser EU. SER.

A Poesia cura sim. Tanto quem escreve como quem lê.

ACCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário